.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Adesões ao PSD movimentam TRE

A poucas horas do fim do prazo para filiações e trocas de partido dos que desejam concorrer às eleições municipais do ano que vem, as negociações continuam intensas. A maior movimentação era em direção ao PSD, o novo partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ex-Democratas.
Até a noite de ontem, o balanço prévio revelava que o PSD já nasce no Pará com três deputados estaduais, 15 prefeitos e cerca de 200 vereadores, sendo três na capital.
Os deputados do PSD são Junior Ferrari, Fernando Coimbra e Luzineide Farias. Eles deixam o PDT, PTB e PR, respectivamente. Entre os prefeitos, estão o de Cametá, Waldoli Valente, e de Tailândia, Gilberto Sufredini.
Na Câmara de Belém, o PSD contará com os vereadores Fernando Dourado, que deixou o DEM, e Orlando Reis e Nonato Filgueiras, que deixaram o PV.
TODO O PARÁ
A legenda, que no Estado é comandada pelo secretário especial de Infraestrutura, Sérgio Leão, já tem comissões provisórias em 136 municípios e a meta é chegar aos 144.
Sérgio Leão diz que algumas conversas ainda serão concluídas hoje. Ele lembrou que do reconhecimento do registro do partido no Tribunal Regional Eleitoral até o fim do prazo para filiações foram apenas oito dias, o que dificultou a negociação. “A gente não podia dar garantias, porque não havia o registro, e as pessoas estavam deixando outras legendas. Tinha o processo de desfiliação”.
Leão diz que um balanço definitivo dos números do PSD no Estado só será possível após o fim das filiações, mas já é possível dizer que a nova legenda será uma força importante no Estado. Prefeitos e vereadores que estão se filiando levam com eles bases eleitorais que devem engordar o número final de filiados.
Após o fim dos registros, o partido começa a montar a estratégia para 2012, que no Pará estará atrelada à do PSDB. Leão diz que, apesar disso, o PSD não quer ser um partido “de segunda linha”. “Pelas pessoas envolvidas, já é possível dizer que não vamos ser adversários ou inimigos do PSDB, mas temos que conquistar espaços políticos, conquistar massa eleitoral, senão não seremos um partido. Em alguns municípios, devemos lançar candidatos e, quem sabe, até ter o PSDB na chapa. Não vamos atrapalhar, mas também não queremos que (o PSDB) nos atrapalhe”.
Durante o dia de ontem, era dado como certo o nome do deputado federal Wladimir Costa como novo integrante do PSD, mas à noite ele informou por telefone que decidiu permanecer no PMDB. Wladimir contou ainda que pretende recorrer junto ao diretório estadual para voltar ao comando da comissão provisória do PMDB no município de Barcarena onde, disse, pretende ser candidato à prefeitura. “Mesmo que não reconquiste a comissão, sou pré-candidato”, disse.
Até a noite de ontem, a direção do PMDB no Pará não havia confirmado o recebimento do recurso que teria sido impetrado pelo deputado. O presidente do PMDB no Pará, Jader Barbalho, não comentou a decisão de Wladimir de permanecer na legenda.
ALMIR
O ex-governador Almir Gabriel deve anunciar hoje a decisão que tomará em relação à filiação partidária. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário