.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Eleitores buscam se manter informados sobre plebiscito!

Votar já se tornou um hábito entre a população. A maioria dos eleitores sabe a obrigatoriedade do ato, os documentos necessários e até considera simples manusear a urna eletrônica. Mesmo assim, algumas dúvidas ainda aparecem sobre os procedimentos relacionados à votação, principalmente agora a menos de um mês do plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará
Segundo o ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral no Pará, José Maria Martins Neto, as principais perguntas feitas são a respeito da justificativa e votação de quem está fora do domicilio eleitoral, como se habilitar para ser mesário, títulos irregulares e documentos perdidos. “Algumas pessoas queriam saber como ficaria Belém, se ocorrer a divisão e outras apenas comentam que Belém ficaria pobre”, acrescenta.
A doméstica Olinda Cardoso diz que tentará pelo menos três vezes na semana assistir à propaganda eleitoral gratuita na televisão. O objetivo é se manter informada sobre possíveis novidades. “A gente sempre tem receio de algo ter mudado e não saber, mas pelo visto vai ser como as outras eleições, então me sinto mais segura. Mas sei que esse tipo de informação, com passo a passo, é muito importante para quem vai votar pela primeira vez”, afirma. Por isso, a neta, se estiver em casa, sempre é colocada no sofá, ao lado da avó, para ver também os programas das frentes eleitorais.
Para a professora Claudia Vilhena, mais importante do que investir nesse tipo de informação, é ampliar o debate com qualidade entre as opções de voto. “Acho que as principais dúvidas estão em como escolher o voto e o que acontecerá depois do plebiscito, porque falta esclarecimento, principalmente à população menos esclarecida. Como votar não será o problema maior”, opina.
O eleitor pode entrar em contato, gratuitamente, através do 08000960007, ligar ou enviar fax para o 32223031, mandar email para ouvidoria@tre-pa.gov.br ou ainda vir pessoalmente à sede do Tribunal. O horário de funcionamento de todos os serviços é de 8h às 15h.  (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário