.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Irregularidade será apurada no círio 2011

Venda de ingressos a mais para as arquibancadas do círio 2011 vai ser investigada pelo ministério público
O promotor de justiça do Ministério Público Nelson Medrado instaurou procedimento para apurar uma possível irregularidade na impressão/comercialização dos ingressos das arquibancadas do Círio 2011. Segundo já averiguou o promotor, foram impressos 9.100 ingressos para as arquibancadas do Círio, que ocorreu no domingo do dia 9 de outubro. No entanto, Medrado constatou que a capacidade de ocupação das arquibancadas que consta no termo de autorização concedido pela Prefeitura de Belém era, na verdade, de 6 mil pessoas. O promotor encaminhou ofícios a vários órgãos envolvidos na festa de Nazaré para tentar entender a discrepância.
A empresa credenciada pela diretoria do Círio para a montagem da infraestrutura da festa religiosa foi a Construmac Ltda. No entanto, o serviço de impressão dos ingressos foi terceirizado: quem confeccionou os bilhetes foi a empresa Marchand, do Rio Grande do Sul. Em ofício encaminhado à promotoria, a Marchand especifica que foram impressos 2.250 ingressos de tarja laranja para o módulo A das arquibancadas e mais 2.250 de tarja vermelha para o mesmo módulo. Já para o módulo B, foram impressos 2 mil ingressos de tarja verde e mais 2 mil de tarja azul. Só a somatória destes ingressos já ultrapassaria a capacidade determinada pela prefeitura, mas ainda há mais um módulo, o "C", com capacidade para 400 pessoas. Para este, foram impressos um total de 600 ingressos, segundo o documento enviado pela Marchand ao MP.
De posse do documento, o promotor disparou ofícios pedindo a vários órgãos para tentar obter explicações sobre o ocorrido. A diretoria do Círio respondeu aos questionamentos de Medrado esclarecendo que não pode informar a quantidade de ingressos que são disponibilizados para a venda referente às arquibancadas. "Não temos nenhuma ingerência na comercialização dos mesmos, muito menos do controle de acesso, até porque, pelo que nos consta, os ingressos são vendidos pela Belemtur e pela Construmac, empresa responsável também pela montagem das arquibancas", diz o ofício, assinado pelo coordenador do Círio 2011, César Neves.
O promotor ainda está reunindo documentos e, dentro das próximas semanas, deve oficiar a Construmac Ltda pedindo explicações sobre a suposta comercialização dos ingressos. Quero saber porque foram feitos ingressos a mais e quem era responsável por fiscalizar isso", conclui o promotor.
Procissões marcam passagem da imagem peregrina pelo Festuris
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré está no Rio Grande do Sul, onde é apresentada ao Brasil e ao mundo durante o 23º Festival de Turismo de Gramado (Festuris). A presença da imagem da padroeira dos paraenses no evento tem por finalidade apresentar o Círio de Nazaré como o principal evento do segmento turístico religioso na Amazônia. A visita da imagem peregrina é uma parceria entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) com a Diretoria da Festa de Nazaré.
Procissões, celebrações eucarísticas e orações marianas farão parte da programação religiosa tem início hoje, com um cortejo com a imagem peregrina em direção à Matriz de São Pedro de Gramado, onde uma missa será celebrada.
Na quinta-feira, 17, às 9h, a imagem segue em procissão até o Teatro Lupicínio Rodrigues, no Serrano Centro de Convenções, onde pariticipará da abertura oficial do Congresso do Festival de Gramado. As atividades religiosas do evento encerram no dia 19, às 17h30, com outra procissão.
A participação do Pará no Festival de Turismo de Gramado inclui profissionais de imprensa ligados à Gerência de Comunicação da Paratur, Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), membros da Diretoria da Festa de Nazaré e ainda a soprano Daniela Freitas e a pianista Celina Chamiê, que acompanharão todos os momentos da participação de Nossa Senhora de Nazaré no festival.
Com o apoio do Ministério do Turismo, a Festuris é considerada a feira de negócios de maior retorno para o trade da América do Sul, que vem ampliando sua força no mercado internacional. Segundo o gerente de Assuntos Nacionais da Paratur, Carlos Figueira, a participação do Pará no evento será com um estande de 16 metros quadrados, localizado no Salão do Turismo Religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário