.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Frente contra a divisão do Pará reúne vários segmentos para discutir estratégias


Na noite de hoje, deputados estaduais e federais, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, líderes de movimentos sindicais, empresários, presidentes de associações e representantes de diversas entidades, irão se encontrar no prédio da Associação Comercial do Pará (ACP), localizado na avenida Presidente Vargas, onde funciona a Frente Suprapartidária em Defesa do Pará.
"É a primeira reunião que nós vamos fazer, ampliada, para começarmos a discutir as nossas estratégias da campanha", explicou o deputado federal licenciado Zenaldo Coutinho, presidente da Frente. Quatro das maiores agências paraenses em atividade vão trabalhar na publicidade do movimento: Galvão, Gamma, Griffo e Mendes. Engajado na luta pela integridade territorial do Estado, o consórcio GGGM PARÁ não cobrará pelos seus serviços. A reunião de hoje está marcada para as 18 horas.
Conforme a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha sobre a criação de Carajás e Tapajós poderá ser feita a partir do dia 13 de setembro, sendo que a propaganda gratuita no rádio e na televisão terá início apenas no dia 11 de novembro e encerrará três dias antes do plebiscito, no dia 11 de dezembro. Por esse motivo, a campanha contra a divisão será lançada apenas em setembro, atendendo o que determina o TSE. A Frente Suprapartidária em Defesa do Pará conta com a participação de intelectuais, artistas, empresários, entidades de classe e associações.
"Todos os números que eu já tive acesso demonstram que a divisão trará conseqüências muito graves para todas as três regiões. Nós teremos um aumento extraordinário do custo da máquina administrativa. Com a criação de Carajás e Tapajós, terão que ser construídas mais duas assembleias, dois tribunais de contas, dois tribunais de justiça, mais toda a burocracia. Isso só irá beneficiar meia dúzia de políticos e empresários", avalia Zenaldo.
Mobilização - Uma mobilização via internet tentará levar 15 mil pessoas às ruas de Belém contra a divisão do Pará. O evento está programado para o próximo domingo, 21, com saída da praça dos Estivadores, às 9h. O mote da caminhada será "Eles não querem o nosso bem, mas os nossos bens". A marcha contra a divisão é organizada pelo estudante Lucas Nogueira, administrador do blog movimentoemdefesadopara.blogspot.com, e pelo professor e vereador do PPS Augusto Pantoja. Segundo eles, a divulgação está sendo feita nas escolas, centro comunitários e, sobretudo, nas redes sociais da internet. De acordo com Lucas, a estimativa de participação é otimista porque cerca de 7 mil pessoas repetiram o convite à passeata pelo Faceboock.
Unama - Quem pretende se informar sobre a proposta de divisão do Estado pode agendar para hoje, às 19 horas, o encontro que a Universidade da Amazônia (Unama) promove com a participação de especialistas no tema, no auditório David Mufarrej, do Campus Alcindo Cacela. Intitulado "A divisão territorial do Pará: interesses e implicações econômicas e geopolíticas", o evento contará com a presença do professor Carlos Augusto Souza, da Unama; professor Gilberto Miranda, do Numa/UFPA; e pesquisadores do Idesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário