.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

sábado, 30 de abril de 2011

Comunidades do Guamá e Terra Firme ganham o primeiro Polo Pro-Paz

Um espaço abandonado, com quadras poliesportivas sem uso, uma piscina olímpica parada e uma área imensa sem qualquer utilidade. Era esse o cenário do Campus III da Universidade Federal do Pará no Guamá até dois meses atrás. Agora quem entra na área tem uma visão completamente diferente.

Resultado de uma iniciativa do Governo do Estado, o espaço passou a abrigar, a partir deste sábado (30), o primeiro polo do projeto Pró-Paz nos Bairros, destinado promover uma cultura de paz principalmente entre crianças e jovens que vivem em comunidades carentes.


O lançamento oficial do programa foi feito pelo governador Simão Jatene e pelos coordenadores do Grupo Gestor do Pró-Paz, Izabela Jatene e Simão Bastos. Secretários de Estado, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de senadores e deputados, também prestigiaram o evento. Na ocasião, foi lançado ainda o Pró-Paz Cidadania, que ofereceu ao público presente uma série de serviços gratuitos como cortes de cabelo, emissão de documentos e atendimento médico e odontológico.

O Polo Pró-Paz da UFPA atenderá as comunidades dos bairros da Terra Firme e do Guamá. O espaço conta com três quadras poliesportivas, duas quadras de areia, piscina, salas de aula e ambientes alternativos. Nele crianças, jovens e adultos na faixa etária entre 8 e 18 anos, vão participar de atividades que envolvem a música, dança, cultura e esporte. “Queremos oferecer aos jovens e crianças opções de lazer fora do horário da escola, evitando, dessa forma, que eles fiquem ociosos. Por isso decidimos adaptar esse espaço, que agora está adequado para recebê-los. Aqui eles vão poder brincar, aprender e crescer, a partir de uma formação cidadã, igualitária, e não marcada pelo abandono e pela violência”, disse Izabela Jatene.

Inscrições - Para participar do programa, é necessário que a criança ou o adolescente, resida em um dos dois bairros atendidos pelo Pró-Paz UFPA. Até a manhã deste sábado, 640 inscrições já haviam sido feitas e o número não parava de aumentar. Todos os uniformes distribuídos para quem já havia feito seu registro foram confeccionados pelos egressos do Sistema Penal do Pará que trabalham na Fábrica Esperança.

As atividades acontecerão de segunda a sexta, no horário de 8h as 18h. Aos finais de semana a programação será definida junto com a comunidade. A manutenção e a segurança do espaço serão de responsabilidade do próprio governo e da Universidade Federal do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário