.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

sábado, 30 de abril de 2011

IBGE no Pará divulga primeiros dados do Censo 2010

Iniciou, nesta sexta-feira (29), a divulgação dos resultados definitivos do Censo 2010, pesquisa responsável por contabilizar os habitantes do país e revelar suas caracaterísticas.
Os primeiros dados apresentados mostram a evolução demográfica do Brasil, os números populacionais por sexo e por grupo de idade, a média de moradores em domicílios particulares que estão ocupados e o número de domicílios recenseados segundo o tipo de cada um e a situação (ocupado, vago ou de uso coletivo).

O Pará foi o sexto Estado brasileiro que teve maior crescimento populacional, ficando acima da média do país, mas abaixo do crescimento apresentado pela região Norte.

Em contrapartida, nas regiões Norte e Nordeste, os municípios das capitais cresceram mais que os demais municípios, com exceção do Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

O Norte abriga as Unidades da Federação com maior concentração populacional nas capitais e essa participação apresentou crescimento no período entre os censos 2000 e 2010. O Pará, no entanto, mostra uma dinâmica populacional diferenciada, onde a participação da capital vem decrescendo, pois era de 20,7% em 2000 e caiu para 18,4%, em 2010.

No Pará, as mesorregiões com maior taxa de crescimento foram o Sudeste Paraense (3,29%) e o Marajó (2,53%), ambas com valores acima da média do Estado. Segundo o IBGE, o crescimento vegetativo foi importante para o aumento percentual da participação do Marajó no total da população do Pará, pois a existência de um número elevado de moradores por domicílio (5), indica que a taxa de fecundidade ainda é elevada no local.

Já no sudeste paraense, a região foi caracterizada como pólo de atração migratória, em vista dos grandes empreendimentos mineradores realizados.




Crescimento - Os 15 municípios mais populosos do Pará em 2010 reuniam uma população de 3,7 milhões de pessoas, representando 48,7% da população total do Estado. Desses municípios, os que mais cresceram, de acordo com o Censo 2010, foram Parauapebas, com taxa de 7,06% ao ano e Barcarena, com 4,97%.

Como resultado, no período intercensitário 2000/2010, Parauapebas passou de 15º para 6º município mais populoso, enquanto Barcarena subiu da 16º posição para a 11ª.

Já os que apresentaram menor taxa de crescimento foram Itaituba (0,29%) e a capital Belém (0,85%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário