.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

sábado, 23 de abril de 2011

Fichas suja encarnam judas



 Na Cremação, bairro onde começou a tradição, bonecos de políticos e do ministro do stf são os 'traidores'
Hoje, em vários pontos de Belém, acontece a malhação de Judas. No tradicional evento, a população malha bonecos que, geralmente, representam figuras públicas consideradas 'traidoras'. No bairro da Cremação, onde a tradição nasceu, a brincadeira começou já ontem à noite com o velório dos 'Judas', que levou milhares de pessoas às ruas do bairro. Este ano, várias associações resolveram investir no tema da política, com destaque para os bonecos 'ficha suja', que representam os políticos barrados nas últimas eleições.
Várias associações de Judas fizeram alusão aos 'ficha suja', que recentemente foram beneficiados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Luiz Fux, nomeado este ano, votou contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições do ano passado, dando passe livre para que políticos como o ex-deputado federal do Pará Jader Barbalho, o ex-governador do Amapá João Capiberibe, e a mulher ex-deputada federal Janete Capiberibe, por exemplo, assumam mandatos políticos. Todos esses políticos estão representados na figura dos bonecos, que serão malhados hoje nas ruas da Cremação.
Na passagem São Miguel, um boneco 'ficha suja' era velado pelos moradores. 'Represento os políticos ficha-suja. Fui premiado com mais um mandato para roubar', dizia a placa colocada ao lado do político. Hildevaldo Mesquista, da Associação dos Malhadores de Judas da São Miguel, disse que hoje o povo vai poder mostrar toda a sua indignação durante a malhação.
Outro Judas 'ficha suja' chamou a atenção da população durante o velório de ontem. Produzido pela Associação dos Malhadores de Judas da Rua Conceição, o boneco ostentava a placa 'Ficha suja, hoje limpa'. 'O povo brasileiro quer mudar o país, mas o pessoal lá de cima, os poderosos, não querem mudar nada. Então, resolvemos fazer essa crítica aos ficha suja', disse Carlos Cordovil, que faz parte da Associação.
Em outro ponto da Fernando Guilhon, foi montada a 'Santa Ceia do Poder', onde os bonecos representavam os políticos do Brasil. 'Queremos mostrar a inversão de valores que há hoje em nossa sociedade. Afinal, quem é herói e quem é bandido? Vale a pena ser honesto?', questionou Edilson Santos, da Ajoc, outra associação do bairro. 'Estamos explorando também a questão do ficha-limpa, pois muitos políticos vão poder assumir seus mandatos agora, depois da decisão do Supremo', disse.
Segundo Solange Machado, de 36 anos a escolha do tema foi interessante. 'Temos que discutir o que está no nosso dia a dia, e, infelizmente, o tema da atualidade é a triste situação da nossa política', disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário