.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Obama mostra estratégia para 2012



Vídeo detalha estratégia da campanha em que tentará se reeleger

No Brasil, lei proíbe fazer essa divulgação; prática seria um crime

Saiu agora à noite a estratégia do presidente dos EUA, Barack Obama, para tentar se reeleger no ano que vem. Foi divulgada por meio de um e-mail assinado por Jim Messina, gerente da campanha para 2012. A ideia é mobilizar a militância desde já.

No Brasil, seria um crime usar tal tipo de ação com tanta antecedência. A eleição nos EUA é na 1ª terça-feira depois de 1º de novembro –em 2012, cai em 6 de novembro. Ou seja, os candidatos já podem entrar em contato direto com seus simpatizantes agora, mais de um ano e meio antes da disputa nas urnas.

No Brasil, só no início de julho do ano eleitoral é que os candidatos podem começar a fazer campanha. Como a eleição é sempre no 1º domingo de outubro, o contato real e aberto entre o político e seus militantes só se dá por meros 3 meses.

No caso de Obama, eis os 5 pontos listados em sua estratégia, quase simplória: 1) expandir o eleitorado alcançado pela mensagem do candidato; 2) construir algo novo; 3) aumentar os contatos de base nos Estados; 4) medir o progresso; 5) trabalhar para ter cada voto.

Abaixo, uma imagem do vídeo destacando esses 5 pontos:


O vídeo tem 6 minutos e 14 segundos. Politólogos, políticos e analistas em geral não vão sair de mão abandando se assistirem à apresentação de Jim Messina (clique na imagem):

Nenhum comentário:

Postar um comentário