Vídeo detalha estratégia da campanha em que tentará se reeleger
No Brasil, lei proíbe fazer essa divulgação; prática seria um crime
Saiu agora à noite a estratégia do presidente dos EUA, Barack Obama, para tentar se reeleger no ano que vem. Foi divulgada por meio de um e-mail assinado por Jim Messina, gerente da campanha para 2012. A ideia é mobilizar a militância desde já.
No Brasil, seria um crime usar tal tipo de ação com tanta antecedência. A eleição nos EUA é na 1ª terça-feira depois de 1º de novembro –em 2012, cai em 6 de novembro. Ou seja, os candidatos já podem entrar em contato direto com seus simpatizantes agora, mais de um ano e meio antes da disputa nas urnas.
No Brasil, só no início de julho do ano eleitoral é que os candidatos podem começar a fazer campanha. Como a eleição é sempre no 1º domingo de outubro, o contato real e aberto entre o político e seus militantes só se dá por meros 3 meses.
No caso de Obama, eis os 5 pontos listados em sua estratégia, quase simplória: 1) expandir o eleitorado alcançado pela mensagem do candidato; 2) construir algo novo; 3) aumentar os contatos de base nos Estados; 4) medir o progresso; 5) trabalhar para ter cada voto.
Abaixo, uma imagem do vídeo destacando esses 5 pontos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário