.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Chefe da Susipe é exonerado após caso de adolescentes

O Governador do Estado, Simão Jatene, exonerou, na noite da segunda-feira (19), o superintendente do Sistema Penal major Francisco Mota Bernardes. O motivo foi o caso de uma adolescente que teria passado a noite nas dependências da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, em Santa Izabel, nordeste paraense, onde teria sofrido abuso sexual por vários detentos. O anúncio foi feito, ao vivo, no Bom Dia Pará desta terça-feira (20), pelo Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, e confirmada em nota pela Secretaria de Comunicação do Estado. Assume o cargo o major Mauro Barbas.


Leia mais:
Susipe foi informada de 'visita' de menores a Colônia

Na nota, o secretário de segurança pública explica o motivo da troca no comando 'O Major Bernardes prestou um grande serviço para o Estado, inclusive retirando todos os presos das delegacias da capital, mas infelizmente não foi ágil em tomar providências quando tomou conhecimento das irregularidades na Colônia Penal', afirmou Luiz Fernandes Rocha.


Também na nota, o Governo relembra que, ainda no domingo (18), logo que tomou conhecimento das denúncias, o governador já havia determinado a exoneração do diretor da instituição penal, Andrés de Albuquerque Nunes, assim como de todo o efetivo de plantão no dia do fato, por negligência.


Inquérito - A investigação criminal sobre a possível presença da menor na colônia agrícola está sendo conduzida pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e corre sobre segredo de Justiça, como determina o Estatuto da Criança e Adolescente. Uma cerca de contenção, que já vinha sendo construída no entorno da área, teve suas obras aceleradas, para aumentar o grau de segurança na Colônia, segundo informou o Governo.

O caso - Uma adolescente de 14 anos revelou que era abusada, juntamente com outras duas jovens, por detentos do regime semi-aberto da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no município de Santa Izabel. Ela contou que foi aliciada por uma mulher identificada apenas como Anne, que teria a convidado para ir até uma 'colônia de férias'.

Ela contou ainda  que manteve relações com dez homens durante os quatro dias em que esteve no local e, que, só saía da penitenciária para vender drogas a mando dos detentos.

Leia mais: Adolescente faz revelações sobre abuso em colônia
MPF cobra punição no caso do estupro de adolescente


O então diretor da Colônia já havia enviado um ofício à Susipe informando sobre a presença de adolescentes no local. Vinte funcionários da colônia, entre eles o diretor, também foram exonerados pelo Governador Simão Jatene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário