.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Deputados do PR disputam frentes

Juiz decidirá quem liderará a chapa conta a criação do Tapajós
Está nas mãos do juiz federal Antonio Carlos Campelo a resolução do impasse em torno da chapa que vai liderar a frente contra a criação do Estado do Tapajós. No último dia 2, tanto o deputado estadual Celso Sabino (PR) quanto o deputado Eliel Faustino, também do PR, ingressaram com um registro prévio no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prazo para o registro definitivo se encerra no dia 12 de setembro.
Até lá, de acordo com a Secretaria Judiciária do TRE, os membros das duas chapas devem entrar em um consenso, para definir quem será o presidente e os demais integrantes do comitê executivo, já que a resolução 23.347 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que só poderá haver uma frente para cada corrente de pensamento. "Todos os registros prévios foram distribuídos para um relator. Será ele que durante, a fase de diligências, vai analisar a situação das frentes inscritas. Se não houver um acordo é o juiz quem vai tomar as providências para que a resolução seja cumprida", afirmou a secretária judiciária Fernanda Mattos.
A resolução 23.347 determina que, se for necessário, devem ser realizadas convenções entre os interessados, prevalecendo como critério de desempate o maior número de votos de parlamentares no exercício de mandato estadual ou federal da representação do Pará.
No caso da frente contra a criação do Tapajós, o juiz Campelo ainda terá que avaliar em qual registro prévio protocolado no TRE houve a duplicação indevida de assinaturas. Na petição nº 1123-54, que traz Sabino como presidente, constam ainda os nomes dos deputados estaduais Eliel Faustino, Alessandro Novelino (PSL), Edmilson Rodrigues (PSOL), Carlos Bordalo (PT), Valdir Ganzer (PT), e Belo (PSB); e dos deputados federais André Dias (PSDB) e Cláudio Puty (PT). Os dois primeiros contam na também na petição nº 1125-24, que traz Faustino como presidente.
No último dia 2, o TRE também recebeu o pedido de registro da Frente Pró-Carajás, encabeçada pelo deputado federal Giovani Queiroz, e que agora está sob análise do desembargador Raimundo Hollanda; o da Frente Pró-Tapajós, do deputado federal Lira Maia, que está sob a relatoria do jurista Rubens Leão; e a Frente Contra Carajás, do deputado Zenaldo Coutinho, também aos cuidados do jurista Rubens Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário