.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Divisão do Pará é tema de debate na CMB

Com o objetivo de debater os prós e contras sociais, econômicos e geopolíticos, a Câmara Municipal de Belém realizou, ontem de manhã, sessão especial sobre a criação ou não dos Estados de Carajás e Tapajós. O debate foi proposto pela vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB).
Participaram como debatedores especialistas como o professor de economia Ramiro Nazaré, deputado Celso Sabino, professores Edson Franco e Rubens Brito e Josenir Gonçalves, presidente da Associação dos Municípios Araguaia Tocantins e diretor da Federação das Associações dos Municípios (Famep), quase todos de tendência contra a divisão do Estado do Pará.
Representando o prefeito de Ananindeua e presidente da Famep, Helder Barbalho, Josenir Gonçalves destacou que 79% do território paraense são ”federalizados”, isto é, não estão sob o “comando” do Governo do Estado e incluem grandes áreas de preservação e reservas ambientais e indígenas comandadas pelo governo federal.
Edson Franco ressaltou que poderia se sentir satisfeito com a divisão, como empreendedor, mas não acredita na viabilidade dos projetos.
Único orador a falar a favor da divisão, José Maria Piteira, funcionário da casa, defendeu a criação do Estado do Tapajós. Satisfeita com o resultado da sessão, a vereadora Vanessa destacou que outras sessões deverão acontecer para que a população seja “politizada e esclarecida” sobre o assunto. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário