.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Laranjas são distribuídas durante protesto na Assembleia


A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) foi alvo de mais uma manifestação de trabalhadores, estudantes e representantes de entidades sindicais, na manhã de ontem. Durante boa parte do dia, os manifestantes protestaram em carro-som contra o uso indevido do dinheiro público obtido por meio de impostos. O protesto foi alusivo ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos. Os participantes utilizaram faixas para lembrar os deputados que a verba pública deve ser aplicada em serviços para a população. Durante o ato público, foram distribuídas cem laranjas às pessoas que circulavam pelo entorno da Casa, uma referência ao escândalo que envolve funcionários laranjas.
Pelo menos 50 pessoas participaram da mobilização. Para um dos líderes do Movimento de Luta Popular, Marcio Santos, a função do Estado está desvirtuada, pois os tributos estão tendo destinos totalmente contrários ao proposto. "Tudo aquilo que se arrecada em impostos deveria voltar em serviços para a população. No entanto, não vemos nada de melhoria na saúde, na educação e tampouco na segurança", pontua.
Para ele, os recursos obtidos a partir dos tributos viraram campanha política no ano passado. "O salário que os nossos deputados recebem, todo final de mês, vem dos nossos impostos. No entanto, isso não é suficiente, e o desvio já virou rotina. Acabamos financiando campanhas milionárias", comenta. Santos aproveita para convocar a população a participar da marcha organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), no próximo sábado.
Escolas precárias, saúde em crise e segurança mínima. Estes são os pontos levantados pelo manifestante Edilson Oliveira. "Nossos impostos alimentam a corrupção, ao invés de servir o povo. Por esse motivo vamos pressionar esta Casa até que se instaure a CPI", argumenta. Já Anderson Castro, do Movimento Juventude em Luta, afirma que o grande objetivo da manifestação de ontem é seguir a sequência de protestos, até a abertura da CPI.
"Precisamos causar um grande impacto em Belém. Por isso estamos reunindo os movimentos sociais para deixar claro que as coisas não podem ficar como estão. Queremos justiça", afirma. A estudante Rusia Miranda afirma que os escândalos na Alepa são absurdos que não podem continuar, e que a data é bastante propícia para lembrar qual destino deve ser dado aos impostos. "Se calar, as irregularidades continuarão. É preciso lutar por nossos direitos", acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário