.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mario Couto: representação contra promotor


A bancada do PSDB no Senado vai entrar com uma representação junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), para que o órgão tome providências contra o promotor de Justiça Nelson Medrado, do Pará, diante das afirmações dele à Imprensa de que a Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) tinha duas folhas de pagamento – uma oficial e outra extraoficial -, no período de 2000 a 2010. A informação foi dada ontem pelo senador Mário Couto (PSDB-PA), durante discurso na tribuna do Senado. O parlamentar, que presidiu a Alepa de 2003 a 2006, criticou o promotor por 'falta de ética e precipitação' na divulgação da denúncia.
Segundo Medrado, o MP identificou uma diferença de R$ 8 milhões entre os valores totais das folhas de pagamento arquivadas na Assembléia e os valores efetivamente pagos pelo Banco do Estado Pará (Banpará) aos servidores do órgão entre 2000 e 2010. À Imprensa, Medrado disse que vai ajuizar ação de improbidade administrativa contra os três deputados que, no período, presidiram a Alepa. Além de Mário Couto, também administraram a Casa no período Martino Carmona e Domingos Juvenil, ambos do PMDB.
Couto afirmou que o promotor cometeu 'irresponsabilidade' ao acusar sem provas e por aparente desconhecimento de administração pública. Segundo ele, as folhas do banco e da Alepa, de um mesmo mês e ano, não podem mesmo aparecer com os mesmos valores devido a impostos incluídos nos valores líquidos pagos pelos bancos. 'Ora, promotor, se a folha de pagamento que vai para o banco tem um valor é porque ela vai com o valor líquido; a que fica na Assembleia tem os descontos dos impostos. Não podia ser igual. Como é que V. Exª vai à Imprensa e diz que vai me processar por improbidade?', questionou, lançando em seguida um desafio: 'Abra, promotor, a folha. Mostre cada administração. Mostre o valor da minha folha de pagamento, compare com as outras. Diga o quanto eu gastava. Mostre à sociedade se na minha folha tem fantasma recebendo sem trabalhar. Mas não fale sem ter certeza, sem ter convicção.'
O tucano destacou o fato de ter tido todas as suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Pará, no período em que presidiu a Alepa. 'Dirigi a Assembleia Legislativa de meu Estado com muita dignidade. Tenho as minhas contas todas aprovadas, por unanimidade, pelo Tribunal de Contas do Pará, e com visto do Ministério Público', disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário