.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Deputado se recusa a apoiar CPI


Guerreiro contraria o PV e diz que não vai assinar requerimento que cria comissão para investigar a alepa
Contrariando uma orientação de seu próprio partido, o deputado estadual Gabriel Guerreiro (PV) declarou que não irá assinar o requerimento que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as irregularidades na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). Na semana passada, o presidente estadual do PV, José Carlos Lima, recomendou que Guerreiro apoiasse a CPI. Ontem, porém, o parlamentar demonstrou já ter tomado a sua decisão. 'Eu acho a CPI uma coisa absolutamente desnecessária', justificou.
'Nós não somos investigadores, é uma questão política que tende a desgastar a Assembleia. Os deputados estão submetidos às investigações do Ministério Público e vão ter que se responsabilizar pelos seus atos. Eu sou favorável à apuração, agora, fazer uma ação puramente política, eu sou contra. Algumas pessoas dizem que só a Assembleia apurando é que vai se descobrir. Não tem nada disso, já que o presidente (Manoel Pioneiro) abriu a Casa para ser investigada', disse.
Com a decisão de Gabriel Guerreiro, instalar a CPI se tornou uma tarefa ainda mais complicada, mesmo diante da pressão popular. Atualmente, o deputado Edmilson Rodrigues, autor da proposta de criação da comissão, conta com apenas dez das 14 assinaturas necessárias. Depois que o PV manifestou ser favorável ao projeto, o deputado do PSOL esperava contar com o apoio de Guerreiro.
Agora, a esperança é que Hilton Aguiar (PSC), Alessandro Novelino (PMN) e Pastor Divino (PRB) assinem o documento. Mesmo assim, ainda ficaria faltando a assinatura de um parlamentar. 'O Alessando Novelino me afirmou que se eu precisasse de uma assinatura, ele colocaria a dele. Eu vou para a pressão total. Eu quero pressionar o Pastor Divino', avisa Edmilson.
O deputado Edmilson admite, no entanto, que convencer seus colegas de parlamento não será tarefa fácil. 'O jogo é duro, porque como envolve muita gente, acabou funcionando um pouco como válvula de retenção, todo mundo com medo de virar vítima. Talvez a melhor forma de fazer uma investigação que causasse menos estardalhaço seria com a CPI. Eu acho que isso é uma questão de dignificação do Poder Legislativo. É obrigação de qualquer instituição investigar qualquer ato irregular que ela cometa', acredita.
Desde a semana passada, Hilton Aguiar demonstra ser favorável à criação de uma comissão para investigar as irregularidades na Assembleia. Mas o parlamentar alega que precisa, antes, saber qual é a orientação do partido. Ele espera conversar esta semana com o presidente regional do PSC, Zequinha Marinho, para tomar uma decisão.
'A minha vontade é de assinar, mas eu não posso fazer nada sem ouvir a Executiva do partido. Eu acho normal. Se existe alguma denúncia, tem que averiguar. Eu acredito que a política tem que ser transparente, respeitar a opinião da população. Não tenho nenhum motivo para não querer que haja a CPI. Mas ele (Zequinha) é o líder, o comandante, e eu não posso tomar uma decisão sem antes conversar com ele. A minha vontade é uma, mas a decisão da legenda pode não ser a mesma', concluiu.

Um comentário:

  1. Lamento que não podemos contar com mais um parlamentar nas questões de apoiar as decisões do partido. Já não contamos com os nossos vereadores e agora com o único deputado que pensávamos que poderiamos contar. Quem não deve não teme, esta é uma frase completamente coerente. Não adianta querer se justificar, pois corrupto é corrupto, e corrupto não é só o que rouba ou engana diretamente, e sim o que apoia por qualquer motivo a desonestidade.É uma pena, vamos viver com as armas que temos, que é combater as corrupções e os corruptos.Mando aqui minhas vaias para o Deputado Gabriel Guerreiro, que por pessoas iguais a ele, é que o Pará, a segurança, a saúde, a educação e tudo mais negativo na sociedade esta atingindo as pessoas de bem. Fora Deputados bandidos. Tenham vergonha na cara, pois o povo esta cansado de ser assaltado de todas as formas e a todo o momento. Diga não a corrupção, Fora ladrão. Diga não a divisão do Pará, diga não a verticalização, diga não a Belo Monte.

    ResponderExcluir