.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Frente de combate à corrupção chega a Belém

Quatro deputados que integram a Frente Parlamentar contra Corrupção da Câmara Federal já estão em Belém para acompanhar as investigações sobre as fraudes na Assembleia Legislativa do Pará. Os deputados federais concederam coletiva à imprensa paraense na manhã desta quinta-feira (12), em uma sala da Infraero, no Aeroporto Internacional de Belém. O grupo deve se reunir na tarde de hoje (12) com representantes de entidades envolvidas na investigação para se inteirar dos acontecimentos.


O grupo, formado pelos deputados Cláudio Puty (PT-PA), que coordena a comissão; deputados Francisco Praciano (PT-AM), presidente; Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), e Jean Wyllys (Psol-RJ), chegou no final da manhã à capital paraense e foi recebido por integrantes de movimentos sociais que pediam a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os casos de fraudes na Alepa (Assembleia Legislativa do Estado).





Durante a coletiva com a imprensa paraense, os deputados explicaram a finalidade da visita a Belém. 'Nós estamos aqui para dar apoio no combate à corrupção na Assembleia Legislativa do Pará. Nós queremos mostrar à sociedade os casos de desvios de verbas públicas e outros crimes que ferem a dignidade da República', explicou o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ).



Já o deputado Francisco Praciano (PT-AM) ressaltou também que o envolvimento da sociedade é essencial para apoiar as investigações. 'O papel da frente parlamentar também é pressionar os órgãos responsáveis para que o caso tenha uma finalidade. Temos que acabar com esse sentimento de impunidade que está impetrado no brasileiro e também precisamos da sociedade para investigar os casos', esclareceu.



Os deputados disseram também que já receberam várias denúncias confirmadas dos casos de fraudes na Alepa, como a criação de empresas fantasmas para fraudar licitações e funcionários 'laranjas' que serviam para desviar recursos. 'Já temos o conhecimento de que o valor das fraudes está entre R$ 25 e R$ 60 milhões, que foram desviados durante cinco anos pelo esquema fraudulento', revelou o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP).


Agenda - Ainda na tarde de hoje, a comissão reúne com representantes da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Estadual, além do Ministério do Trabalho e Receita Federal. No inicio da noite de hoje (12), os deputados voltar a se reunir na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará, para fazer um balanço da visita e estabelecer planos de acompanhamento do caso. Os integrantes da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção da Câmara Federal devem permanecer em Belém até às 14h desta sexta-feira (13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário