.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sim à CPI na ALEPA

Comissão externa chega hoje

Grupo terá reuniões em Belém com órgãos que investigam escândalo na Assembleia, mas já é alvo de críticas
A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que investiga o desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa chega hoje à capital paraense. Os deputados Cláudio Puty (PT/PA), autor do requerimento e coordenador da comissão, Jean Wyllys (PSOL-RJ), Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) e Francisco Paciano (PT-AM) concedem, às 11 horas, uma entrevista coletiva no auditório da Infraero, no Aeroporto Internacional de Belém, sobre a agenda de trabalho do grupo. Na cidade, eles terão reunião de trabalho em conjunto com o Ministério Publico Federal, Ministério Público do Trabalho, Receita Federal e Ministério Público Estadual (MPE).
Para boa parte dos parlamentares que atua na Assembleia, os trabalhos da Comissão Externa da Câmara não devem surtir efeito. 'Eu acho que a contribuição deles é zero, porque eles não têm competência e nem informação para fazer julgamento', declarou José Megale, líder do PSDB na Assembleia. Ele acredita que a apuração que está sendo feita pelo MPE é suficiente para elucidar todas as irregularidades. 'O caso está em boas mãos e toda a população tem que apoiar essa investigação', enfatizou.
Megale ainda alfinetou Puty, afirmando que o petista não tem 'moral' para apurar as investigações. 'Quando ele estava na Casa Civil, qual foi a posição do órgão em relação ao escândalo da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e dos kits escolares?', questionou o tucano, ao recordar que Puty não endossou as tentativas da Casa de apurar as irregularidades que foram identificadas no governo anterior. 'O membro representante do Pará não tem idoneidade moral para vir fazer investigação nesse Estado', disparou Megale.
O autor do requerimento que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as fraudes cometidas no Departamento de Pessoal da Alepa, Edmilson Rodrigues (PSOL), diz que a Comissão Externa possui uma ação limitada e não pode cumprir o papel que a CPI cumpriria.
'Mas não se pode dizer que a iniciativa é ruim e não irá gerar efeito. Está provado que um dos crimes era de sonegação fiscal. Por envolver a contratação de estagiários, favorece o empregador, que deixa de fazer o desconto previdenciário e de imposto de renda', explicou, ao detalhar a importância da investigação por parte do Ministério Público Federal e Receita Federal. A Comissão Externa da Câmara dos Deputados para acompanhar as investigações do Ministério Público do Pará foi criada no final de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário