.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

domingo, 8 de maio de 2011

Voto OBRIGATÓRIO ou FACULTATIVO, qual é o melhor?

As vezes me pergunto se o voto facultativo seria bom para o Brasil. Por isso gostaria de abrir esse espaço para que possamos debater sobre esse assunto aqui no blog. Por favor, comente!

O voto obrigatório na minha opinião é autoritário. Quem não tem interesse em votar, é obrigado ou pelo menos tem que justificar o voto, senão poderá sofrer punições.

Podemos dizer que a obrigatoriedade do voto prejudica a formação politica dos eleitores. A legitimidade do voto não está na quantidade, mas na vontade de expressá-lo. É muito melhor que poucos votem, porém conscientes.  Já os outros que se abstiveram,  por vontade própria aceitam sua submissão à decisão dos votantes.

Agora se o voto for facultativo, gostaria de colocar como exemplo os EUA, onde os grupos mais informados, mais organizados, geralmente elegem os políticos, mesmo sendo por uma minoria de eleitores. E os que não votam, são justamente os que mais precisam lutar por seus direitos, os mais marginalizados: os pobres, os negros, os latinos, facilitando o caráter elitista do sistema político norteamericano e do poder nos EUA.
Então, será que se o voto no Brasil for facultativo, iremos excluir as pessoas que mais precisam lutar por seus direitos ou seria a solução para a politica brasileira?!? Ou podemos dizer que, pelo menos o voto obrigatório é uma garantia da participação popular no sistema político, onde em 2 e 2 anos eles podem se expressar nas urnas e escolher seus representantes. O que você acha?? Gostaria de saber sua opinião. Comente por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário