.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Deputados Estaduais aprovam empréstimo de R$ 320 milhões


Recurso da Jica será utilizado na melhoria do trânsito em Belém

Os deputados estaduais aprovaram ontem, à unanimidade, o pedido de empréstimo de mais de 16 bilhões de ienes (ou cerca de R$ 320 milhões) que o Governo do Estado tenta contrair junto à Japan International Cooperation Agency (Jica) para implementação da segunda etapa do projeto Ação Metrópole. De acordo com emanda aprovada também em plenário, durante sessão deliberativa na Assembleia Legislativa, o Estado terá dez anos de carência e, depois, mais 20 anos para pagar o financiamento.
O líder do PSDB na casa, deputado José Megale, explicou que nessa segunda etapa do Ação Metrópole, o Poder Executivo dará prioridade a obras que viabilizem a entrada e saíde de veículos de Belém. Segundo ele, existem alternativas que estão sendo analisadas. Uma delas envolve o prolongamento da avenida João Paulo II. Outra seria prolongar a avenida Independência. O Governo não descarta, também, criar uma nova via, que seguiria o mesmo caminho por onde hoje passa o linhão da Eletronorte. "Ele (governador Simão Jatene) está buscando especialistas para ver qual a melhor opção técnica", garantiu o tucano.
José Megale diz ainda que existem alguns projetos elaborados, mas nada foi definido ainda. Com a aprovação do empréstimo, o pedido de financiamento deverá ser sancionada pelo governador Simão Jatene para, em seguida, ser encaminhado ao agente financiador, no Japão. Devido ao trâmite necessário, Megale não soube informar quando o recurso será liberado e as obras começam a ser feitas. Ele afirmou, contudo, que essa nova rota de entrada e saída da capital será inaugurada ainda na gestão de Jatene.
"É um projeto importante, porque dá continuidade ao Ação Metrópole que vinha sendo feito desde o governo Ana Júlia. Portanto, não teria nenhuma restrição da bancada do PT. O que nós criticamos é que o retorno do projeto à casa mostra que aquela declaração do atual Governo de que o Pará tinha capacidade de endividamento, mas não tinha de pagamento, não tem nenhum fundamento", alfinetou o petista Airton Faleiro.
Ele lembrou ainda as dificuldades que a administração de Ana Júlia Carepa enfrentava para conseguir aprovar pedidos de empréstimos na Assembleia. "Quem era oposição antes votava contra. Agora vota a favor. Então, isso mostra uma certa incoerência", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário