.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

domingo, 12 de junho de 2011

Jatene anuncia o retorno das supersecretarias


Com quase seis meses de administração, o governador Simão Jatene (PSDB) anuncia a primeira reforma administrativa de seu governo. Em reunião com os dirigentes dos órgãos da administração direta e indireta, ontem pela manhã, no Hangar Centro de Convenções, o governador anunciou a reestruturação da administração estadual com a recriação das secretarias especiais de governo, modelo administrativo já utilizado em seu governo anterior (2003-2006), mas que havia sido extinto pela administração Ana Júlia Carepa (PT).
Para criação das secretarias especiais, o governo vai extinguir algumas secretarias executivas. No total serão cinco secretarias especiais a serem criadas por lei, que vão ser responsáveis por setores, mas o governador não anunciou quem serão os comandantes dos novos órgãos, apenas admitiu que alguns titulares das secretarias extintas poderão assumir as especiais, como a Secretaria de Governo (Segov), comandada por Sérgio Leão.
Para recriar as secretarias especiais, o governador vai enviar o projeto de lei ao Legislativo, amanhã, com pedido de apreciação de urgência, a fim de que todo o processo seja concluído ainda este mês. Jatene definiu esse modelo com uma boa experiência de seu primeiro governo, que sofrerá alguns ajustes, mas que segundo o governador, vai facilitar a gestão estadual, ajudando a integrar todos os projetos da administração, através da articulação entre os órgãos.
As secretarias que não foram incluídas no esquema de integração das novas supersecretarias deverão ficar ligadas diretamente ao gabinete do governador, como a área de segurança pública, por exemplo, setor que será monitorado pelo próprio chefe do governo.
ASSESSORIAS
Além das secretarias especiais, Simão Jatene anunciou que vai disciplinar, também através de lei, os assessores especiais. O projeto de lei para criação dos cargos e a quantidade serão encaminhados para o Legislativo juntamente com o projeto de recriação das secretarias especiais. Já está definido, como anunciou Jatene, que 80% desses assessores em comissão serão lotados nas secretarias e nos órgãos da administração direta e indireta. Atualmente, a maioria está lotada no gabinete do governador.
Além da reforma estrutural, o governador divulgou a previsão de conclusão da reforma do hospital da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Oncológico Infantil para o começo do primeiro semestre de 2012. As duas obras já estão previstas na agenda mínima do governo e, ontem, Simão Jatene aproveitou para debater com sua equipe o cronograma e outras especificidades dos dois projetos.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário