.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

domingo, 5 de junho de 2011

Três municípios do Pará vão às urnas



Aveiro, Bujaru e Brasil Novo escolhem prefeitos neste domingo

Três municípios paraenses decidirão, neste domingo, quem serão seus gestores pelos próximos dois anos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza eleições suplementares em Aveiro, Brasil Novo e Bujaru, cidades que tiveram os prefeitos eleitos em 2008 cassados. Ranilson Prado, da aliança PSDB-PTB-PMDB, Eliezer Sobrinho, da aliança PDT-PT, e Olinaldo Barbosa, do PSC, concorrem ao cargo de prefeito em Aveiro. Tentam ser os próximos administradores de Brasil Novo os candidados Alexandre Lunelli, da aliança PT-PMDB-PV, e José Carlos Farias, da coligação PSDB, PR, PSB e PRB. Em Bujaru disputam Lauro Menezes, da aliança PSDB-PRB, e Lúcio Bessa, da coligação PT-PCdoB e PTdoB. Quem for eleito permanecerá no cargo até o final de 2012, ano em que serão realizadas as eleições municipais.
No total, 37.375 pessoas estão aptas para ir às urnas em Aveiro, Brasil Novo e Bujaru. O primeiro município conta com 9.761 eleitores, distribuídos em 51 seções eleitorais. Os outros dois possuem 11.992 (58 seções) e 15.622 eleitores (59 seções), respectivamente. A apuração dos votos será realizada ainda no domingo, nas próprias cidades onde acontecerá o pleito. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral é de que o resultado possa sair no mesmo dia.
Os prefeitos eleitos em 2008, nesses três municípios, foram cassados pelo TRE alguns meses após o pleito. Eles recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral que manteve a decisão anterior. Em Aveiro, Maria Gorete Xavier Dantas, do PTB, perdeu o mandato sob a acusação de compra de votos, através da distribuição de combustível, uso de bens públicos em benefício próprio e abuso do poder econômico. Compra de votos também foi o motivo que tirou de José Carlos Caetano e Osias Speroto dos cargos, respectivamente, de prefeito e vice-prefeito de Brasil Novo e ainda tiveram que arcar com multa de R$ 30 mil cada. Os dois foram eleitos em 2008 com mais de 50% dos votos válidos.
No município de Bujaru, nordeste paraense, a peemedebista Maria Antônia Silva da Costa teve o diploma cassado e foi obrigada a pagar multa de 15 Ufirs (Unidade Fiscal de Referência), o correspondente a cerca de R$ 16 mil, após o TRE julgar procedente a denúncia de que ela atraiu eleitores em troca de dinheiro. Esse tipo de conduta é vedado pelo artigo 41 A, da Lei nº 9.504 de 1997. Aveiro, Brasil Novo e Bujaru encontram-se, respectivamente, na 18ª, 34ª e 87ª zona eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário