.

.
“Um homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar”.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Veja comissão da campanha contra a divisão do Pará


Os vereadores de Belém criarão uma comissão para organizar uma campanha contra a criação dos Estados do Carajás e do Tapajós a partir da divisão do Pará. Ontem, as manifestações foram taxativas quanto aos interesses por trás da divisão: são empresariais e políticas.
O vereador Nadir Neves, autor do requerimento aprovado para a criação da comissão, defende que a Câmara tem a obrigação de articular a campanha contrária à divisão. O principal argumento é a inviabilidade da proposta porque criará custos administrativos que dificilmente a União cobrirá.
Outros argumentos são de que o problema da deficiência dos serviços públicos, um dos motivos alegados pela população do sudoeste e oeste do Pará, não está na falta de recursos e sim na má-gestão administrativa. "Agora mesmo o presidente da mineradora Vale disse que repassou R$ 700 milhões em royalties para a prefeitura de Parauapebas e esse povo está reclamando que se sente desamparado. Eles não sabem é onde foi empurrado o dinheiro", defendeu o vereador Luiz Pereira (PR).
O vereador Fernando Dourado (DEM) acrescentou a falta de efetivação do projeto para se descentralizar serviços como os de Saúde, por meio dos hospitais regionais. Para o vereador Otávio Pinheiro (PT) é preciso discutir de forma não apaixonada e sim técnica porque, com a divisão, corre-se o risco de se dividir a pobreza ao invés de combatê-la. Foi o mesmo raciocínio do vereador Amaury (PT) ao citar o caso de novos municípios, como recém-criado Mojuí dos Campos.

Um comentário: